tratamentos

01 - Reablitação Oral

A Reabilitação Oral é uma das áreas de maior interesse e dedicação da Dra. Patricia. Seu objetivo principal é restabelecer o perfeito funcionamento de todo o sistema bucal levando em conta:

» Função (mastigação, fala, deglutição, respiração)

» Saúde (tratamento de infecções que possam estar presentes) e um intenso esforço na área da PREVENÇÃO;

» Estética.

A Reabilitação Oral tem seu sucesso baseado em um diagnóstico e planejamento minuciosos e a sua perfeita conclusão pode envolver diversas especialidades da Odontologia:

» Periodontia (tratamentos de gengiva);

» Dentística (restaurações);

» Prótese (coroas, jaquetas, facetas, próteses fixas e removíveis, próteses sobre implante);

» Endodontia (tratamento de canal);

» Cirurgia (exodontias, implantes, cirurgias ortognáticas);

» Ortodontia (aparelhos).

E até  especialidades de outras áreas não odontológicas  como, por exemplo: Otorrinolaringologia, Fonoaudiologia e Fisioterapia.

02 - Tratamento da Halitose (Mau Hálito)

1. Você sabia que a grande maioria dos portadores de mau hálito não sabe que sofre deste problema?
  2. Você tem certeza que não tem mau hálito?
  3. Você diria a um parente, amigo, colaborador ou parceiro afetivo que ele (a) tem mau hálito?
  4. Será que alguém o avisaria caso você tivesse mau hálito?

A KALINA ODONTOLOGIA realiza o diagnóstico e o tratamento do mau hálito.

O diagnóstico é feito por um moderno aparelho que, juntamente com uma anamnese minuciosa sobre a saúde geral e hábitos de vida do paciente (feita pelo dentista), identificam  o grau da halitose e sua origem.

O tratamento é realizado pelo dentista (quando a causa estiver na boca) e, quando for o caso, o paciente será orientado a procurar um médico (já na especialidade que o diagnóstico apresentar como causa).

Estudos científicos comprovaram que 80 a 90% dos casos de mau hálito tem sua origem na boca, por isso, o dentista é o profissional habilitado para tratar deste problema.

03 - Ronco e Apnéia

O ronco é um problema que atinge 40% dos homens e 30% das mulheres em população adulta.

O ronco é o principal sintoma de uma doença grave chamada  Síndrome de Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS), podendo estar associado ou não à Apnéia do Sono e por isso requer atenção. Se não tratada a tempo pode expor o indivíduo a uma série de situações de risco como: a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e cerebrais,entre outras.

Quais são as causas?

• Obesidade
  • Macroglossia (língua grande)
  • Micrognatia (queixo pequeno)
  • Atresia do palato (céu da boca profundo)
  • Hipertrofia das amígdalas.

Quando o ocorre?

• A  Síndrome de apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono (SAHOS) ou simples apnéia ocorre quando há obstrução parcial ou total da passagem do ar provocando parada respiratória por mais de 10 segundos durante a noite, sem que a pessoa perceba.

Quais são os sintomas mais comuns?

NOTURNOS

• ronco
  • pausas respiratórias
  • sono agitado ou com múltiplos despertares
  • insônia
  • nocturia (levantar várias vezes à noite para urinar)
  • sudorese (aumento da transpiração em relação a uma pessoa normal)

DIURNOS

• cefaléia (dor de cabeça) matinal
  • sonolência excessiva
  • problemas de memória
  • redução da libido (impotência sexual)
  • irritabilidade
  • sintomas depressivos
  • ansiedade

Como é o tratamento?

Um dos tipos de tratamento é feito com o uso de Aparelho Intraoral que busca alívio dos sintomas e melhora na qualidade de vida do paciente.

O Aparelho Intraoral é feito pelo dentista, porém o diagnóstico é feito por uma equipe multidisciplinar (Otorrinolaringologista, Pneumologista, Neurologista) e exames auxiliares (Polissonografia e Radiografia).

Resultados

A Academia Americana de Medicina do Sono considera o Aparelho Intraoral o tratamento eletivo mais indicado para o ronco e a apnéia obstrutiva leve/moderada. Os Aparelhos Intraorais reduzem em pelo menos 75% o ronco; em torno de 50% a apnéia grave e 90% a apnéia leve ou moderada.

Também são recomendados quando há insucesso cirúrgico e intolerância ao C.P.A.P. (Aparelho de Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas).

04 - Visagismo Odontológico

O conceito de Visagismo existe no mundo há aproximadamente sessenta anos, criado pelo francês Fernand Aubry que dizia que: “Não existe mulher sem beleza, somente belezas que não foram reveladas.Cada rosto é único.”

Segundo Philip Hallawell, o divulgador do Visagismo no Brasil, não há soluções prontas para estética porque cada pessoa é única.

O Visagismo era considerado somente uma técnica para harmonizar o que envolvia o rosto, como corte de cabelo ou maquiagem. Hoje essa técnica pode ser aplicada também na Odontologia Estética. Para essa aplicação o dentista deve conhecer o paciente no âmbito psicológico, com suas particularidades e desejos, para, assim, poder orientá-lo quanto às possibilidades de como expressar através do sorriso as suas características psicológicas para o mundo que o rodeia.

05 - Prevenção

São várias as ações que podemos chamar de PREVENÇÃO:

• Orientação teórica sobre saúde bucal
  • Explicar ao paciente o que significa e quais as consequências para a boca e também para o corpo quando não há saúde bucal.
  • Orientação sobre técnicas de higiene bucal
  • Isso pode ser feito com fotos, animações, vídeos, demonstração em macromodelos e na boca do próprio paciente.
  • Visitas periódicas ao dentista
  • Periodicidade personalizada para cada indivíduo
  • Exames minuciosos nestas visitas periódicas (utilizando para isso exames auxiliares como radiografias e câmera intra bucal), para que possa ser feito um diagnóstico precoce, detectando-se eventuais problemas em suas fases iniciais podendo solucioná-los com procedimentos mais simples, em menor tempo e consequentemente menos custos.